image1 image2 image3

 

Projeto Editorial

A revista Metáfora Viva (Revista Internacional de Filosofia, Arte e Psicanálise) é uma publicação acadêmica, de periodicidade semestral e veiculada por meio eletrônico, sob a responsabilidade do Grupo Filosofia da Percepção, coordenado pelos professores Iraquitan de Oliveira Caminha (UFPB) e André Joffily Abath (UFMG), editada pela Editora LiberArs. O grupo está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba e ao Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, devidamente cadastrado no CNPQ. A revista se destina à divulgação de trabalhos originais na área de Filosofia, Artes e Psicanálise.

O nome da revista carrega de propósito o titulo homônimo de uma das obras de Paul Ricoeur: “Metáfora viva”. Mas a inspiração tem como intenção reunir filósofos, artistas e psicanalistas que produzam textos que tenham a força vital de expressar a vida humana reinventada de forma permanente pelos caminhos do consciente e do inconsciente. A metáfora não é apenas uma figura de linguagem que propõe deslocamentos entre os diferentes campos semânticos, mas o dinamismo de afirmação de um texto que expressa sua força poética de criar, inventar e produzir mundos. Renovar figuras e acepções linguísticas do mundo da filosofia, arte e psicanálise por meio de uma articulação entre os discursos especulativos dos conceitos e os discursos criativos das metáforas é o cenário que a revista Metáfora Viva propõe para escritores e leitores.

  

Escopo da Revista

 O caráter interdisciplinar da revista aponta para possíveis interlocuções entre a filosofia, artes e psicanálise. Nesse sentido, a proposta é reunir pesquisas que expressem a vida humana nos contextos do pensamento filosófico, da criação artística e das elaborações psicanalíticas. Nessa direção, Metáfora Viva publica artigos, estudo de casos, resenhas, dossiês, entrevistas, documentos históricos e traduções, nacionais ou internacionais, em português, inglês, espanhol, francês e alemão.