image1 image2 image3

Normas de Publicação

  

  1. A revista Metáfora Viva publica textos inéditos de estudos filosóficos, psicanalíticos ou estéticos, análise de casos clínicos, traduções de textos clássicos e resenhas criticas que tenham ligação direta com as temáticas propostas no escopo da revista.
  2. Os originais podem ser enviados em quatros línguas: português, espanhol, inglês e francês.
  3. Os autores deverão enviar seus textos via internet (endereço eletrônico da revista) com espaçamento 1.5 cm entre linhas, digitadas em formato A4, em letra Times New Roman tamanho 12, teclado “enter” apenas uma vez para mudança de parágrafos, justificados e margens de 3 cm e obedecendo às normas de citação da ABNT. O tamanho dos textos não deve ultrapassar 25 laudas e deve ser usado o editor de texto do tipo *doc, *docx ou *rtf, A utilização de caracteres gregos com fontes especiais está condicionada ao envio da fonte juntamente ao texto.
  4. Em arquivo separado e acompanhando o artigo enviado, cada autor deve indicar o título do trabalho, nome do autor ou autores, o endereço eletrônico, a vinculação acadêmica e a titulação, bem como um resumo de dez linhas e três palavras chaves.
  5. Além de resumo na própria língua em que foram escritos (aplicável aos trabalhos escritos em língua estrangeira), todos os trabalhos deverão apresentar obrigatoriamente resumo em português e inglês, cada qual contendo um máximo de 750 caracteres com espaços, e um máximo de 6 (seis) palavras-chaves nos referidos idiomas, separadas por ponto e vírgula.
  6.  Todos os trabalhos deverão ser inéditos e anônimos, não apresentando em seu corpo quaisquer indicações que permitam a identificação da autoria.
  7. Todos os textos serão submetidos à arbitragem de dois avaliadores. Os artigos aceitos e não aceitos receberão um parecer científico com as devidas justificativas. A comissão Editorial se reserva o direito de enviar um parecer solicitando ao autor que modifique ou reelabore seu trabalho, total ou parcialmente, sem que isto configure o compromisso com a aceitação final do trabalho para a publicação.
  8. Com a publicação dos originais, o autor compartilha automaticamente com a Revista Metáfora Viva os direitos autorais do texto, podendo republicá-lo, desde que em período posterior à publicação da referida revista e que informe os dados de sua publicação ao leitor sob a forma de nota de rodapé.
  9. As citações no texto devem estar de acordo com o sistema de chamada autor-data, conforme as normas técnicas da ABNT (NBR 10520:2002). Citações recuadas (com mais de 4 linhas), sem aspas, com espaçamento simples, Times New Roman11 e recuo de 1,25 cm. Citações não recuadas com mesma formatação do texto, entre aspas “” e não com outras marcas. As citações em grego transliteradas deverão estar de acordo com o padrão internacional ISSO 843:1997.
  10. As referências devem ser relacionadas ao final do texto, não em notas, em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023:2002).